quarta-feira, 25 de julho de 2018

Brinquedos para crianças

O meu anjinho lindo fez 6 anos (what???), e está um crescido, já lê muito bem, escreve mais ou menos e faz contas simples, em Setembro vai para o primeiro ano e é muito responsável na escola.
Ele não é de pedir muitos brinquedos, e vai mudando o que quer cada semana, e sempre que vamos ao supermercado lembra-se de pedir algo, normalmente diferente da vez anterior. Por isso nos anos (e natal) nem sempre é fácil saber o que lhe comprar, nas últimas semanas tem trocado algumas vezes e chegou a pedir um balde de pipocas como prenda de anos.
Há cerca de 1/2 semanas disse que queria um bebé (um de brincar), pediu que viesse com biberão (porque ele não tem maminhas com leite) e como falou várias vazes do assunto achei que era uma boa prenda. Acabei por não ser eu a comprar porque entretanto houve alguns familiares e amigos que me perguntaram o que podiam oferecer, e eu escolhi alguém que sabia, que não iria ficar escandalizado, por um menino de 6 anos querer uma boneca (um bebé, segundo ele).
O "bebé" é de uma marca conhecida de bebés de brincar e vem com biberão e chucha, e ele adorou, na primeira noite até quis dormir com ele. E eu fiquei contente de ver que o exemplo e educação que lhe damos, lhe permite pedir qualquer brinquedo sem receio ou preconceito de pensar que não é um brinquedo adequado para ele, sendo que ele mesmo diz que não há brinquedos para menina ou para menino, há brinquedos para crianças, que ele tem todo o gosto em partilhar com a mana . . . . . de vez em quando.

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Cama de casal

Como é que não é de conhecimento geral que a cama/quarto de um casal é o sítio mais privado que existe numa casa?
Como já disse outras vezes, sou uma pessoa muito privada, com a minha vida e com a minha casa. E se há coisa que não suporto é que alguém entre no meu quarto sem pedir ou sem ser convidado, e muito menos se sentem/deitem na minha cama.
Vamos lá ver se me consigo explicar, a cama é como a roupa interior de uma casa, e a roupa interior não se troca nem empresta. Há pessoas que não se importam ou não lhes afecta, e entendo isso, não somos todos iguais, mas não é porque a uma pessoa não lhe faz diferença que essa pessoa vai "violar" a privacidade dos outros, é uma questão de respeito. Todas as camas se devem respeitar como o santuário de cada um, já seja criança ou adulto, solteiro ou um casal. Sei que isto pode soar muito picuinhas da minha parte, mas isto é algo de extrema importância para mim, tanto que não só não gosto que se sentem/deitem na minha cama, como não gosto de o fazer na cama dos outro, especialmente camas de casal (não me refiro ao tamanho da cama, mas ao facto de lá dormir um casal). Obviamente às vezes é necessário, mas é algo que apenas faço se tiver sido convidada.
No caso das camas das crianças, que gostam de receber e brincar com os amigos no quarto e cujas noções de privacidade são mais amplas, acredito que se deva ter o mesmo respeito, mas acaba por ser um pouco menos grave, claro dependendo da própria criança.
A questão deste texto, é que não entendo como é que isto não é uma regra (de etiqueta?) mais divulgada e/ou conhecida, e é quebrada com grande frequência?
Será que actualmente o respeito (neste caso por amigos e familiares, pessoas que normalmente vão a nossa casa) não existe?