quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Gravidez não é doença.

Mas também não é fácil.
Não gosto dessa frase, por muito verdade que seja!


Não é doença, mas as nossas condições fisicas e mentais não são as mesmas.
Não é doença, mas é uma grande responsabilidade.
Não é doença, mas o cansaço chega mais rápido.
Não é doença, mas tem dores associadas.


Não é doença e há quem passe por ela, como o Usain Bolt por uma pista de corrida, mas para muitas outras é uma altura dificil, com dores, edemas, mal-estar geral, cansaço e sono constante, restrições na alimentação, miomas e quistos, e tanta coisa mais.


Nem todas as gravidezes são iguais, mas menosprezar o mal de algumas porque nem todas passam por isso é uma enorme falta de respeito.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Como é que o bebé foi parar à barriga da mãe?

Pergunta muito temida pela maioria dos pais de crianças pequenas.
O meu anjinho está a superar as minhas expectativas no que se refere à sua reação à vinda de um novo inquilino lá para casa.
Adora a minha barriga em crescimento, tem cuidado para não magoar o bebé, faz festinhas e dá beijinhos.


Mas ainda não mostrou curiosidade em como lá foi parar ou porque é que é lá que está a crescer, como se fosse algo tão natural, que não necesita ser perguntado. A sua duvida é, como é que vai sair!


Perguntou se era pelo umbigo, respondi com toda a honestidade que ele merece, pois não é parvo (como alguns adultos parecem pensar que as crianças são), mas a honestidade não me correu bem, e mostrou-se extremamente curioso em como é que vai sair por ali. Já lhe expliquei que é uma parte do corpo muito privada de cada um, e assim como não deve deixar que toquem nele, também não deve tocar nos outros, acho que entendeu, ou pelo menos não voltou a mencionar o assunto.


Não sou apologista de mentir ou tratar as crianças como parvos.
Não sou perfeita e já em algumas ocasiões lhe disse coisas que não são verdade, como que o meu telemóvel não tem bateria para não começar uma birra, ou que a sopa dele é muito boa, quando em realidade eu não a comería! Mas tratar as crianças como seres sem inteligencia dizendo coisas que não estão nem perto da verdade (nunca seria capaz de dizer ao meu filho que os bebés vêm com as cegonhas) isso não acho bem, e é no minimo insultar as capacidades das crianças, explicar as coisas como elas são mas de forma a que possam ser compreendidas por eles.
Obviamente que não tenho a resposta certa para tudo, e encontrar a melhor forma de explicar algumas coisas não é fácil, mas acho que o melhor caminho é tratá-los sempre como pessoas inteligentes.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

A incessante procura . . .



. . . de casa!


Há pouco mais de 1 ano que ando à procura de casa. Pode parecer mentira, mas é isso mesmo. No entanto, durante o primeiro ano, até Abril deste ano, a procura não era diária. Íamos procurando, sem pressas, por 3 vezes nos inscrevemos num concurso para arrendar umas casas da câmara em muito boas condições (completamente renovadas) e por valores bem amigáveis, mas sem sorte.
Desde Abril e por motivos óbvios, sendo que a nossa casa (alugada) actual é muito pequena, é numas águas furtadas e no verão parece (mesmo) um forno, e por ultimo o teto do nosso quarto parece um "céu estrelado" de bolor (motivo principal para a minha pressa), temos feito uma procura online, mais exaustiva.
Devo admitir que tanto eu como o meu marido somos um tanto ou quanto picuinhas, mas também não é para tanto, a verdade é que temos tido mesmo muito azar, tanto, que as ultimas 3 casas que tínhamos agendado para ir ver, por diversos motivos, deixaram de estar disponíveis, começo a ter vontade de arrancar os cabelos!


E aproveito para insultar publicamente todos os comerciais das imobiliárias, são todos adeptos de um nível de desrespeito e má educação que nem dá para acreditar.


No caso de haver por aí alguém com uma casa para alugar, o que preciso é de: um T2 (com no mínimo 60 mt2), que não passe do 2º andar (com ou sem elevador), em boas condições principalmente na cozinha e casa de banho (não gosto das antigas e/ou com sinais óbvios de muito uso), com despensa, e que permita animais, neste caso gatos. O que tem dificultado principalmente a procura, é a localização e os valores, pois mais de 500€ está completamente fora do nosso alcance (e mesmo assim já é muito), e tem que estar perto do metro (5 a 10 minutos a pé).
Não me parece que esteja a pedir muito, ou estou?