quarta-feira, 25 de maio de 2016

And the "Miss congeniality" award goes to . . . . . . not me!

Não sou a pessoa mais simpática do mundo, e só não sabe quem não me conhece.
Mas há dias em que o mau-humor anda à flor da pele, e tenho verdadeiramente que fazer um esforço para não dar respostas tortas (nem sempre sou bem sucedida).
No meu trabalho recebo vários estafetas por dia de várias empresas de entrega de correio. Já os conheço a todos, e apesar que não sou a "miss  congeniality" em pessoa, tenho sempre o cuidado de sorrir e cumprimentar e despedir-me; mas obviamente do outro lado também nem sempre são do mais simpáticos que existe, não é que me queixe, mas há dias em que ser amável e sorrir ainda se faz mais difícil.
Hoje de manhã:
Mal abro a porta para o estafeta entrar, depois de um bom dia apressado diz:
- Preciso de uma assinatura e carimbo antes do meio dia!! (em tom autoritário, sendo que nunca demonstrou qualquer simpatia)
Olho para as horas e vejo: 11h56
E diz o estafeta novamente:
- É que temos um horário de entrega e tenho que enviar a confirmação para a central antes do meio dia!
Nem respondi, mantive o meu sorriso cada vez mais amarelo e fiz o que me pediu.
Depois de tudo entregue despediu-se, respondi e foi embora.
Mas durante todo o tempo em que fiz o que me pediu fiquei com a resposta que lhe queria dar entalada.
- Tivesse chegado mais cedo!!
Não a disse por uma única razão, não quis criar mau ambiente com alguém que tenho que ver quase diariamente, mas vontade podem ter a certeza que não me faltou.





sábado, 21 de maio de 2016

GET THE HELL OFF MY BACK!!

Disclosure: Tenho nacionalidade portuguesa e venezuelana porque nasci na Venezuela e sou filha de pais portugueses. Gosto da Venezuela mas não me sinto em "casa" como me sinto em Portugal para lá morar, isto não tem qualquer relação política!


Vivo em Portugal desde Dezembro de 2007 e desde Outubro de 2008 que não vou à Venezuela por questões económicas pessoais.


Assim sendo não sei nem estou a par do que se passa naquele país, não vejo noticias porque não acredito nelas. Sou de esquerda sim senhora (volto a repetir socialismo não é comunismo) e votei no falecido Hugo Chavez para presidente sempre que tive oportunidade e pude comprovar pelos meus olhos (subjectivos) o que ele fez para melhorar o país.


A única pessoa com quem falo na Venezuela também é socialista e acredito mais no que ela me diz do que acredito nos jornais e televisões (por vários motivos que não me apetece explicar, que iriam deixar o post muito longo e que vão contra a intenção do mesmo), mas se os outros acreditam mais nos jornais e televisões, estão no seu direito, cada um acredita no que quer.


Não tenho porque dar explicações a ninguém de porquê acredito no que acredito, nem quero as explicações dos outros.


Por tudo isto, agradecia encarecidamente que ME DEIXASSEM EM PAZ!



quarta-feira, 18 de maio de 2016

Além de uma sogra também tenho uma madrasta!

Este post já o tinha em "águas de bacalhau" à algum tempo, e sendo que o blog ultimamente anda a carvão, achei que era uma boa ocasião para sair. Não vem a causa de nada em especifico, aparte do facto que ando a tentar não me queixar muito de tudo e mais alguma coisa.


Quem lê o titulo pensará: "Epá que azar, já não basta termos que suportar sogras, aquela tem sogra e madrasta!"


E eu respondo: "O azar seria não as ter!"


Tenho uma mãe que não sendo a melhor do mundo (não conheço todas as mães do mundo), é a melhor que eu conheço e é a minha preferida, e apesar de ter as suas coisas, fez tudo na vida para que os filhos estivessem bem e felizes, mas a vida é "madrasta" (ou não) e nem sempre é como a planeamos, e não a tenho por perto, falo com ela muitas vezes, dá-me conselhos e ralha comigo como se ainda fosse adolescente, mas não está por perto para tomar conta de mim quando fico doente ou para ir com o neto ao parque quando eu não posso.


Mas para isso tenho a minha sogra, que já cheguei a brincar com o meu marido e dizer que a mãe dele gosta mais de mim e defende-me mais a mim que a ele, e quem conhece a minha sogra sabe a sorte que tenho, claro que (igual que a minha mãe) tem as suas coisas e nem sempre estamos de acordo, mas houve o que eu e o filho lhe dizemos (em ocasiões só à décima quinta vez).


Tem um problema, que muita gente não considera um problema. Passo a explicar:
- há pessoas que têm o costume de pedir algo e quando lhe damos a "mão", tomam o "braço" e mais uns "dedos da outra mão", se tiverem possibilidade.
- a minha sogra é o contrário, se lhe pedirmos uma "mão", ela dá o "braço" e mais uma "perna" se conseguir entre os consecutivos "não é preciso" que lhe vamos dizendo!


E também tenho uma madrasta, que não sendo uma substituta da minha mãe, também não é uma daquelas dos filmes e dos contos de fadas. Temos uma boa relação, não moramos perto o suficiente e nenhuma de nós é de muitas confianças, mas costumo dizer (sendo que ela tem uma filha que não do meu pai) que eu pareço mais filha dela e a filha dela parece mais filha do meu pai.
Somos muito parecidas na maneira de ser, e sendo relativamente pessoas calmas, não deixamos que ninguém nos passe por cima ou se aproveite de nós (com aquela cara de: "Não faço mal a uma mosca").
Mas acima de tudo, o melhor que a minha madrasta tem é que isso não a define, não tenta substituir a minha mãe, está lá quando lhe peço ajuda, mas nunca senti que tentasse impor o sua forma de pensar ou o seu querer, mesmo que não concorde com o que eu faço ou o que penso.


No geral não me considero uma pessoa com sorte, mas neste caso, não me posso queixar . . .

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Quando alguém transcreve os meus pensamentos!

Sendo que o meu dom para a escrita não anda nos melhores dias (e verdade seja dita, nem nos melhores dias poderia escrever um post como o que vou referenciar a continuação), encaminho meus caros leitores a vossa atenção para um blog que nem sempre leio e provavelmente nem sempre estarei de acordo, mas subscrevo inteiramente no seguinte post.
Para não entrarem em modo "quarto escuro", esclareço já que vem a causa da questão dos dinheiros públicos para escolas privadas que anda (aparentemente) a dificultar a vida a muito "boa" gente.
Espero que gostem.


Querido Estado:
Dirijo-te [posso tratar-te por tu, verdade?, afinal não nos conhecemos de ontem, e nada da minha vida te escapa, tudo o que tenho vem e volta a ti, sinto-nos assim como que ser e sombra; deixa, por favor, ter esta breve ilusão de intimidade] estas breves e esperançosas palavras, no desejo e expectativa que se corrija, doravante, grave injustiça de que, como cidadã contribuinte, sujeito de direitos, sou alvo. Sem mais delongas, passo já ao(s) assunto(s), a saber, que é(são) o(s) seguinte(s):


- Desejo uma casa maior. Com jardim. Pode ser para recuperar, sempre fica ao meu gosto. Portanto, reformulando: desejo uma casa maior, com jardim, garagem (já me esquecia!) e uma verbazinha para recuperação/qualificação. Não tenho ainda propostas, mas sou pessoa modesta: qualquer meio milhão servirá. Vá, seiscentos mil, já sabemos que as obras tendem a derrapar. Visto que não sou possuidora de tal quantia, agradecia o obséquio. Afinal tenho o direito (constitucionalmente garantido!, ó o art. 65º nº1!) à habitação, ou não? E eu é que sei, eu é que estou em condições de determinar o que é isso de "uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal." Entendidos, portanto.

. . .


Tirando, obviamente, as partes que são pessoais da autora, como o respectivo contrato, assino no fim.