sábado, 23 de maio de 2015

Trabalhar para viver ou viver para trabalhar!?

A minha opção é e sempre será trabalhar para viver!
Gosto do meu trabalho actualmente, sinto-me útil, não o sinto nem acima nem abaixo das minhas capacidades e realmente gosto do que faço.
Mas a minha vida pessoal e a minha família é e sempre será mais importante e virá sempre em primeiro lugar. Preciso de trabalhar para viver, porque é o mundo (país) que temos, infelizmente com o que um de nós (casal) ganha não é suficiente para vivermos (sobrevivermos) os 3. Se tivesse liberdade de escolha e tivesse a mesma qualidade de vida trabalhando ou não trabalhando, preferia mil vezes não trabalhar.

E agora vão todos dizer: "pois isso queríamos todos!"
Mas não é bem assim, o que eu não queria era trabalhar fora de casa, numa empresa, entidade, organização ou como lhe queiram chamar! Porque "trabalhar" em casa, para o meu filho e o meu marido, era realmente o trabalho que eu mais gostava de fazer a tempo inteiro, e não o part-time que tenho que fazer agora "mal e porcamente"!

- Acordar de manhã, fazer tudo ás pressas, comer mal. (em vez de acordar com calma e tomar um pequeno-almoço saudável)
- Acordar um anjinho, vesti-lo rápido, dar-lhe comida com uns gritos pelo meio para que o faça mais rápido, e larga-lo nos braços de "outra"! (em vez de deixa-lo acordar, dar-lhe um pequeno-almoço saudável e deixá-lo na creche a horas decentes)
- Chegar a casa ao fim do dia, cansada e sem paciência! (em vez de ir durante a tarde buscar o anjinho, ir dar um passeio ou ir brincar um bocadinho ao parque para ele não passar o dia fechado entre 4 paredes)
- Dar banho ao anjinho com umas brincadeiras pelo meio, para ele não refilar.
- Fazer um jantar congelado ou pré-cozinhado! (em vez de preparar um jantar decente e comer a horas de fazer a digestão antes de ir dormir)
- Dar um "arranjinho" à casa, para não parecer uma zona de guerra e aguentar até ao fim-de-semana! (em vez de manter limpa e arranjar a casa, tratar das compras e pagamento das contas durante o dia, e deixar o fim de semana para estarmos juntos sem limpezas)
- Ir deitar o anjinho, com peso na consciência, porque não brinquei o suficiente, ler uma histórinha de duas páginas, e quase adormecer com ele! (em vez de o ir deitar tranquila e ler uma história a sério)
- Arranjar outras coisitas pela casa, ver um pouco de TV e estar 5 minutos no PC, tudo ao mesmo tempo!


Mas não, esse não é considerado trabalho.
Hoje li algo que me inspirou, aqui.


O trabalho que faço fora de casa, faço-o por obrigação, por sorte neste momento não é um grande sacrifício, mas trabalho para viver para ter como "subsidiar" o outro trabalho, o que me dá prazer, esse é o trabalho que vivo para fazer: ser mãe de um anjinho, mulher do meu homem, dona de casa!
Acho que nasci no século errado!

PS: Não acredito em alguns "fairy tales", a super mulher que "sobe" profissionalmente e é o exemplo e dá 1000% pela empresa, a que vive para o trabalho, não consegue ser a super mulher em todo o lado!

Sem comentários:

Enviar um comentário