sábado, 6 de maio de 2017

Babywearing na European Babywearing Week 2017

Já falei antes que costumo levar a minha bebé num pano junto a mim, e não só é extremamente prático como ergonómico.
Sou nova nisto de carregar bebés (babywearing) e não estou nem perto de ser uma grande entendida no assunto, mas durante a segunda gravidez e até depois da princesa nascer, tenho lido muito e tentado aprender tudo o que posso.
Vejo uma grande falta de conhecimento acerca deste tema (não por falta de informação disponibilizada online), vou tentar explicar o melhor que posso.
Existem várias formas de carregar os bebés, algumas ergonómicas, outras não.

Não ergonómico: Marsupios
 Pouch Sling em recém nascidos.
Sendo esta opção completamente desaconselhada pois pode levar à morte do bebe por asfixia.

Ergonómicos: panos (elásticos, semi-elásticos, não-elásticos), sling de argolas, mei-tais, mochilas ergonómicas.

Segundo o que aprendi, para serem ergonómicos devem seguir 3 directrizes: suportar o bebe pelo rabinho (não pelos genitais) numa posição de sapinho, ou seja ir de joelho a joelho, mantendo estes acima do nível do rabinho, como um M. Não devem ter um painel rígido, que force a coluna do bebe a ficar direita, os músculos ainda não têm força suficiente que lhe permita esta posição em segurança, o painel deve acompanhar a curvatura natural do bebe. E a comodidade do carregador também é importante, mantendo o bebe à distancia de um beijinho o esforço é menor .


Nada é só preto e branco, e isto é apenas o que eu sei, não faz de mim uma expert nem apta para dizer a determinada pessoa o que é melhor para ela. Apenas pretendo partilhar algo que aprendi e que pode ser útil para alguém interessado. Existem no entanto conselheiras em babywearing, assim como lojas com as diversas opções ergonómicas. O meu pano por exemplo foi comprado numa loja em Oeiras: Leva-me contigo e na qual me foi dada uma mini aula de como utilizar o pano, por alguém não só profissional mas de uma simpatia extrema.

Infelizmente com o meu anjinho utilizei um marsupio durante 4 ou 5 meses após o nascimento, nunca me senti cómoda e sempre por curtos períodos.
Na altura falaram me dos panos, mas não prestei a devida atenção e achei complicado.
O marsupio é infelizmente o meio de carregar bebés mais utilizado e o único que se encontra nas lojas de puericultura, por falta de conhecimento e informação enganosa de certas marcas, as quais muitas vezes indicam serem ergonómicas, o qual nem sempre corresponde à realidade, mas não existindo nenhum regulamento, fazem o que querem.

Espero com este post ajudar alguém ou pelo menos dar tudo o necessário para fazerem uma escolha informada, pois sendo eu alguém que não gosta de ser abordada na rua por estranhos que me digam o que fazer, nunca o faria eu aos outros, mesmo que não seja a melhor opção.


Sem comentários:

Enviar um comentário