domingo, 30 de abril de 2017

Controvérsias

Já ando pelos cabelos com a questão da vacinação e da não-vacinação ultimamente, não estou aqui para dar a minha opinião porque realmente não tenho nada novo a dizer, já tudo foi dito e o que não foi, não vai mudar atitudes.
O meu problema é ver tanta gente preocupada e tantas opiniões com respeito a este tema sobre um "grande surto" e a infeliz morte de uma adolescente, sobre o qual já li tanta informação diferente que prefiro não comentar, apenas lamentar.
Mas esta história da "baleia azul" deixa-me para lá de surpreendida, especialmente porque (e não estou aqui para falar bem ou mal) ninguém vê o mesmo nível de "irresponsabilidade" num pai que dá acesso irrestrito e sem supervisão a um telemóvel, tablet ou PC com Internet e redes sociais a um adolescente, e o que decide não dar uma vacina!
" Ah porque a não vacinação pode afectar o resto da população e o outro apenas afecta o próprio filho!"
Então isto é uma questão de se eu e os meus estamos bem, mas se um adolescente morre porque tem acceso ilimitado a redes sociais não há irresponsabilidade de parte dos pais ( e não só da mãe), então não há problema?
Pois, mas aí é que transparece a ignorância, e o muito que somos todos "papagaios" dos meios de comunicação e de tudo o que nos permita não pensar por nós mesmos.
Psicologicamente, dentro de uma sociedade, o adolescente é o "elo mais fraco", mais que uma criança pequena, o adolescente está mais desprotegido, tenta provar-se ao mundo e é muito propenso à opinião dos outros. Um adolescente que não tenha acesso a certas coisas, vamos pôr o exemplo das drogas ou do álcool, mas os amigos têm, vai estar tão vulnerável como os que têm acesso irrestrito. A liberdade que é dada aos adolescentes no acesso a aparelhos electrónicos vai afectar os que não têm, já seja porque os que não têm vão ser postos de lado (o que vai afectar a auto-estima de alguém que quer fazer parte de um grupo) ou porque os que não têm vão fazer os que os outros fazem.
Como a minha mãe sempre disse: "Se os teus amigos saltarem de uma ponte, tu também vais saltar?"
Por isto, sim, a irresponsabilidade de um pai afecta não só o próprio filho, como os filhos dos outros. A questão é, porque é que não vejo tantas virgens ofendidas?

Sem comentários:

Enviar um comentário