sexta-feira, 24 de maio de 2019

Natural não significa fácil!

Voltando ao tema amamentação . . .
Estou em vários grupos de mães no FB, no entanto a minha máxima é apenas me manter em grupos que sigam as mesmas visões que eu do que penso ser correcto na maternidade. Não pretendo dizer que eu é que estou certa e os outros errados, mas não me agrada estar em grupos ou fazer conversa (entenda-se discutir) com pessoas com as quais não partilho a opinião. E apesar de que considero as redes sociais um vício, no nosso país em que já não temos aquela "aldeia" para ajudar a criar os filhos, acaba por ser uma forma de partilhar experiências com quem está a passar pelo mesmo que nós.
Infelizmente, o tema amamentação, é sempre motivo de discórdia, especialmente porque somos todos muito pouco empáticos uns com os outros (ou devo dizer: umas com as outras).
Uma das maiores "queixas" em relação à amamentação que mais se "ouve" nestes grupos é o facto da amamentação (e a maternidade em geral) ser muito romantizada (é tudo lindo, e maravilhoso, e cor de rosa, só que não!). E é verdade, quase todas as mulheres antes de serem mães, desconhecem as dificuldades em amamentar, porque efectivamente não se fala nelas.
Apesar da amamentação ser o melhor alimento que se pode dar a um bebé, e isso é indiscutível, mesmo que haja muita gente muito mal (in)formada por aí que diz o contrário, o certo é que não é fácil. Na verdade a amamentação, regra geral, é algo bastante difícil, para o qual é preciso muita força de vontade, paciência, e resistência. Este deve ser dos principais motivos que levam a que muitas mulheres deixem de amamentar logo nos primeiros dias/semanas, pois não estavam preparadas para algumas das dificuldades, e claro a quantidade extraordinária de mitos que rodeia a amamentação.
Mas que tão difícil pode ser pôr a mama na boca do bebe!?
Então:
- Os bebes nem sempre sabem mamar, e ao fazê-lo incorrectamente, magoam, fazem fissuras que doem e sangram.
- As mães não sabem ensinar o bebe a mamar correctamente, nem se apercebem que há um problema e ficam frustradas.
- O bebe que não mama correctamente não só magoa, como não se alimenta bem, e não consegue retirar o leite de que precisa para crescer.
- Como o bebé não dá vazão ao leite que o corpo da mãe produz, este acumula-se no peito, produzindo mais dor, e até pode levar a infecções.
- O ductos entopem, mesmo quando o bebé mama bem, e é preciso saber como desentupir.
- Mamar exige esforço de parte do bebe, mais do que muitos supõem, e cansam-se e adormecem.

Iniciar a amamentação pensando que é um processo simples e fácil, e "chocar" com a realidade, muitas vezes pensando que somos seres raros, é meio caminho andado para o fracasso da amamentação.
Não digo que estar informada vá fazer o caminho mais fácil, mas saber que fazemos parte da regra e não da excepção, ajuda a termos mais paciência e resistência para ultrapassar estas "pedras" no caminho.
Uma mulher informada que sabe que o inicio é difícil, mas que amamentar não é suposto doer, e se dói vai procurar ajuda, não é o mesmo que uma mulher que se depara com as mesmas dificuldades, mas pensa que enquanto a amamentação durar vai sofrer horrores, obviamente que vai desistir e ainda vai pensar que é um fracasso porque não consegue amamentar.
A informação é um bem precioso, mas como toda pedra preciosa, esta informação é preciso saber onde procurar, porque infelizmente não é dada a todas as grávidas como devia.


1 comentário: