quarta-feira, 13 de abril de 2016

A "Liberdade de Expressão" não é desculpa para tudo!

Claro que estou de acordo em que haja liberdade de expressão, e se eu posso gritar aos 4 ventos que não sou católica nem acredito na igreja católica, ou no que quer que seja, é graças à liberdade de expressão.
Eu mais do que ninguém (é só uma expressão), acho que a liberdade de expressão é um direito fundamental de cada um.
Mas calma aí com os cavalos que se vamos falar de direitos, temos que nos lembrar que os nossos direitos acabam quando os dos outros começam, e aí é que está a dificuldade, aparentemente.
                                                                                                                                                             
Isto a causa de dois temas que já não suporto ouvir falar, as bofetadas do Sr. João Soares, e as escolhas da Sra. Joana Vasconcelos.


Então vamos lá ver se eu entendi, o Sr. Jornalista pode insultar um Ministro porque é Jornalista de opinião e escreve num Jornal a sua "humilde" opinião, mas o Sr. Ministro, só porque é ministro, não pode dar a sua opinião acerca do que lhe apetece fazer ao Sr Jornalista. Sim, realmente faz todo o sentido!


Falando seriamente, claro que entendo que uma pessoa (e não só um Ministro) não deva oferecer bofetadas a quem quer que seja, no entanto consigo entender perfeitamente que alguém (Ministro ou não) no calor do momento (depois de ler num jornal nacional de renome insultos à sua pessoa e ao seu trabalho) tenha feito um desabafo numa rede social, quem nunca o fez que "lance a primeira pedra" (à é verdade não sou católica, não posso utilizar frases da Bíblia)!


É que se vai haver uma onda de indignação por cada político que faz algo que não está correcto, devíamos começar por coisas realmente graves, como a (nem merece ser chamada) Sra. Assunção Esteves, que não só faz "crap after crap" no seu tempo como ministra senão que ainda lucra com isso graças ao seu novo e maravilhoso trabalho que mantem ao mesmo tempo com o seu actual cargo político. Desculpem lá, gente que se indignou com as bofetadas (fictícias) do João Soares, se calhar o problema deste país é que pessoas como vocês têm as prioridades ao contrário, digo eu, mas se calhar eu é que estou enganada.
                                                                                                                                                                
Ainda no tema da liberdade de expressão, será que alguém me poderia explicar o que há de tão errado nas escolhas da Sra. Joana Vasconcelos em relação aos objectos que levaria se tivesse que fugir (sem tempo pré-definido para tal)?
Porque é que tanta gente decidiu usar o seu direito à liberdade de expressão para enxovalhar a Sra.?
Porque é que actualmente se acha que porque temos redes sociais, temos o direito a insultar todo o ser humano e mais algum, só porque estamos atrás de um PC sem correr o risco de levar umas bofetadas (bem dadas em alguns casos)?


Cada um tem as suas prioridades, e se há quem prefira andar carregado com lanternas e latas de comida, há quem prefira levar jóias e objectos de valor (comercial ou pessoal), e assim como já vi refugiados a chegarem à Europa com os seus Iphone´s e diplomas, também já vi os que chegam com os animais de estimação ou a foto da família.


Claro que a liberdade de expressão é um direito e algo pelo qual devemos lutar todos os dias.
Mas não é desculpa para tudo.
Insultar outra pessoa, outra religião, outra vertente política, qualquer outra coisa que não seja o que acreditamos, por pura opinião pessoal, não é liberdade de expressão!
(Esta é para todos os "Je suis" por aí espalhados)

Sem comentários:

Enviar um comentário