quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Não existe leite fraco!

De todos os mitos que existem em relação à amamentação, o do "leite fraco" é o mais divulgado, e o que leva a mais "fracassos" juntamente com o tem "pouco leite/não tem leite"!

Nenhuma destas duas afirmações é verdadeira, ponto!
A do "leite fraco" simplesmente não é real, e a do "pouco leite/não tem leite" é uma condição muito, muito rara.

Mas vamos aos factos, se vivemos numa sociedade que a partir do momento em que a amamentação não funciona como é suposto, o primeiro passo é oferecer leite artificial, como é que conseguimos provar a todas as mães que "tiveram pouco leite" ou que o "leite era fraco" que isto é um mito?
Não conseguimos. Porque para todas as mães cujos bebés não conseguiram alimentar porque o seu "leite era fraco" ou tinham "pouco leite", isto é verdade.

O primeiro passo para solucionar um problema é resolver esse problema!
E (quase) todos os problemas relacionados com a amamentação têm solução, só precisa de haver a ajuda certa, e é fundamental que a mãe acredite e queira amamentar.

Quem não quer amamentar, não quer. É um direito, e não deve (nunca) ser julgada por isso.

Mas numa sociedade como a nossa, em que os congressos de Pediatria são (vergonhosamente) "patrocinados" pela Nestlé (por exemplo), e os mitos estão tão enraizados, que todas as mulheres muito antes de serem mães, ouvem que a mãe/tia/prima/amiga/vizinha "tiveram pouco leite" ou o
"leite era fraco", acabam por ser poucas as mulheres que realmente acreditam que amamentar é algo biológico, que todas, como espécie, o podemos fazer, com mais ou menos percalços.

Um dos motivos que leva as mulheres a acreditar no mito do "leite fraco" é a cor e consistência do leite materno humano, e a comparação com o leite de vaca.

INFORMAÇÃO PERTINENTE:
- O leite humano muda constantemente, tanto ao longo da vida do bebé como durante a mamada, até pode mudar de cor conforme a alimentação da mãe, e não é comparável com o leite da vaca. Se pensarmos um bocadinho, porque é que o leite de duas espécies completamente diferentes (não tenho que exemplificar as diferenças entre humanos e vacas, pois não?) teriam que ser iguais? O facto de o leite humano em determinados momentos parecer aguado, não faz dele menos nutritivo, ok?
- O leite que conseguimos tirar com uma bomba, não é, nem de perto, exemplo da quantidade de leite que a mama produz e que o bebé consegue retirar numa mamada, quando a pega é bem feita.

Sem comentários:

Enviar um comentário