segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Envelhecer

Sou aquele tipo de pessoa que tem terror a envelhecer. Não falo da velhice estetica, ou seja: cabelos brancos (que já tenho), rugas e peles descaidas, não é o que me assusta (claro que também não me emociona).
 A velhice à que me refiro é aquela que nos faz perder as nossas capacidades fisicas (não ter força nem para ir à casa de banho sozinha) e as mentais!
Penso que não serei a única, mas o meu medo da velhice chega a superar o medo de morrer antes que chegue esse momento.
Há uns dias no metro presenciei  uma "cena" que apesar de cómica me fez lembrar este meu medo.

Na estação do metro de Oriente entraram duas idosas, daquelas com aspecto de avózinhas, e sentaram-se à minha frente. Vou chamar senhora A e senhora B.
- Senhora A: Vamos sair na Alameda que é já a seguir!
(Devo dizer, para quem não conhece, que de Oriente à Alameda são 6 estações ).
Na estação seguinte.
- Senhora B: É aqui?
- Senhora A: Não, deve ser a proxima.
Mais uma estação, a mesma conversa.
A senhora B, um tanto nervosa diz que não consegue ouvir o que diz a gravação que informa a paragem seguinte porque o metro faz muito barulho, e pergunta a uma rapariga sentada ao meu lado se falta muito, a qual responde que ainda faltam algumas.
Sem perceber, a senhora A diz:
- Será que nos enganámos e era para o outro lado!
- Senhora B: Esta menina acaba de dizer que ainda faltam algumas!
- Senhora A: Mas só tinhamos que passar a estação do Areeiro e a Alameda é logo a seguir!
(o Areeiro fica em outra linha do metro)
Entretanto lá ficam à espera, e no transcurso entre a estação anterior e a Alameda, a rapariga sentada ao meu lado diz à senhora B que a Alameda vem a seguir, e esta diz à senhora A, a qual responde:
- Mas é na Alameda que vamos sair? (em tom preocupado)
E pergunta a senhora B à rapariga:
- É na Alameda que tenho que sair?
A rapariga abre os olhos, olha para mim e encolhe os ombros.
Quando as portas estão a abrir levantam-se as duas muito apressadas e, perguntam-me, pois eu também estava a sair:
- É por aqui que se vai para o Chile? (Praça do Chile fica à saída da estação do metro de Arroios)
E respondi que sim.

Mas dada a conversa anterior, ainda pensei em perguntar se era para a Praça do Chile ou o país Chile que queriam ir, pois o Aeroporto fica para o outro lado da linha onde estavamos.

Não sabia se havia de rir ou de preocupar-me, por elas e por mim, pois chegará a minha altura, e tenho terror a que me aconteçam situações destas, de não ter a certeza para onde vou ou onde estou!

1 comentário: