quinta-feira, 16 de abril de 2015

Social network junkies

Sendo muito honesta: detesto redes sociais!
É um tanto ou quanto forte, mas não deixa de ser uma opinião.
Por uns tempos gostei, ou deixei de detestar, era giro, tenho muita família fora de Portugal, dava para ir falando e sabendo uns dos outros, mas as pessoas são "coscuvilheiras", pensam sempre o pior,  gostam de mandar indirectas, etc. E acabam por estragar a experiência.
A verdade é que não foi por isso que deixei as redes sociais, mas foi algo de peso.
O que realmente me faz não gostar das redes sociais é o facto de substituir o contacto real entre as pessoas, se há coisa que me faz muita confusão é alguém que diz com todo o orgulho do mundo que tem 1001 amigos ou seguidores ou o que quer que seja, mas na realidade não conhece pessoalmente nem metade, e a metade que até conhece não vê ou fala pessoalmente há mais tempo do que recorda; ou aquela pessoa que fica muito feliz porque no aniversário recebeu 1001 mensagens de parabéns, é tão ilusório. Pois na realidade se calhar até passou o dia sozinha, e ninguém se lembrou de lhe dar um abraço, porque passa mais tempo nas redes sociais do que pessoalmente com os amigos ou a família!

Já não tenho Facebook (a única rede social que tinha) à mais de 1 ano, e honestamente é um alivio.
Mas sendo honesta também, no inicio sentia-me como um drogado a ressacar, em varias ocasiões pensei em abrir um novo, em conversas com amigos e conhecidos estava sempre super atenta aos comentários sobre o que se passava e o que tinham visto, quem tinha postado fotos novas, quando o meu marido estava no PC, olhava meio de lado a ver se apanhava alguma coisa, e eu até me considerava uma pessoa bastante despegada do FB, comparada com alguns conhecidos, não quero nem imaginar alguém cujo dia-a-dia depende do FB se o deixasse, teria que tomar ansiolíticos nos primeiros tempos.

O único que agora me incomoda, é o facto de me sentir "fora de contexto" em algumas situações e ficar por alguns segundos com a ideia que algo me escapou, quando chego à conclusão que o problema não é meu.

Nem tudo é mau, no meio profissional acho as redes sociais uma grande vantagem e ajuda, para empregados e empregadores, e se tivesse uma profissão "séria" (aparte de ser mãe) teria com certeza um perfil profissional, ou mesmo agora depois de ter criado o blog, pensei em fazer um perfil ligado, para ter mais visibilidade, mas é algo que ainda não decidi. Quero evitar uma recaída . . .
Passem lá uma semaninha sem ir a nenhuma rede social e depois venham-me dizer como está a correr a ressaca!

Sem comentários:

Enviar um comentário