terça-feira, 14 de abril de 2015

Gravidez e maternidade

São dois temas que me apaixonam. E como é óbvio tenho as minhas opiniões, que como é óbvio também, já mudaram varias vezes, porque nem tudo é como pensamos que é!

Não quero parecer simplista, mas na verdade sou, e o mais importante na minha vida é ser mãe (e mulher). Nunca tive sonhos de ter esta ou aquela profissão, mas sempre quis ser mãe (check) e ter um casamento feliz (check)!

Não só queria ser mãe, pois acho que para ser "mãe" não está ligado ao facto de passar por uma gravidez, passar por um parto não faz uma mãe no verdadeiro sentido da palavra, uma mãe vem depois. Mas para mim era importante a fase da gravidez, queria ter essa experiência, e não me desiludi. Foi tudo o que eu queria e pensava que seria, claro que é difícil, e muitas coisas não é o mar de rosas que fazem parecer, e por isso as opiniões mudam.
Mas se há algo que reflecte as minhas opiniões, no que respeita a gravidez e maternidade, é que tenho opiniões muito convictas (mesmo que eventualmente mudem), mas que se aplicam a mim, quero dizer, por exemplo, não estou de acordo com o aborto, mas a verdade é que nunca passei por uma situação onde tivesse que decidir se essa era uma opção, por isso não posso aplicar as minhas opiniões às outras mulheres. E mesmo assim a minha opinião divide-se nesta questão. Uma mulher que aborta porque engravidou e não estava a contar com isso, "não é uma boa altura", isso para mim estaria totalmente fora de questão, nunca o faria e não estou de acordo, mas cada um sabe de si e tem que viver com as suas decisões, o único que digo é: não queria engravidar, tivesse pensado nisso antes!
Agora uma mulher que engravida, que deseja esse filho mas este tem uma doença que pode ou não ser compatível com a vida, mas que vai com certeza afectar a qualidade de vida dessa criança, neste caso já não sei, não passei por isso (nem quero), se uma mulher decide ter um filho assim ou decide abortar, não posso julgar nem sequer formar uma opinião. Por isso as minhas opiniões só se aplicam a mim, volto a dizer cada um sabe de si, e do que é capaz.

Ainda na parte da gravidez, ou mais bem no parto, sempre achei que o parto deve ser o mais natural possível (infelizmente o meu não foi, não estava bem informada), mas porque eu quero, porque acho que é o mais certo e o mais bonito e é o que me chama a atenção, mas se alguém acha que não consegue passar por um parto e quer agendar uma cesariana, (não estou de acordo, e realmente acho errado por motivos que não sejam o risco para a mãe ou o bebe), mas não julgo, novamente, cada um sabe de si.
As minhas opiniões aplicam-se a mim, e isto confunde as pessoas, dizem que sou fundamentalista (se calhar sou), mas o facto de ter opiniões e aplica-las a mim e mesmo não estando de acordo com certas opções que os outros tomam, não quer dizer que todos tenham que fazer como eu. Não vou falar mal ou mesmo deixar de falar com alguém que gosto porque escolheu algo que eu não escolheria, mas posso discordar!

Outra coisa que acho muito importante é a amamentação, não entendo quem não o faz por opção, mas o facto de eu não entender e ter a minha opinião, não tira o direito que tem qualquer outra mulher de não amamentar. E devo dizer que no meu caso não foi fácil, novamente não estava bem informada, e no inicio fui apanhada de surpresa.

Nestes temas há muito para dizer, e muito para contar. Um dia destes tiro tempo para fazer um post com as minhas experiências, não porque sejam dignas de serem contadas, mas porque gosto de fazê-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário