quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Amizades de oportunidade

Há uns dias, em conversa com o meu cunhado, mostrei-me desiludida de alguns amigos, que estão sempre muito ocupados, mas depois andam sempre a passear e em saídas. E pergunta-me ele: Se te tivessem convidado, terias ido? (como se dissesse que a culpa é minha por ter filhos).
Com um 99,9% de certeza a minha resposta teria sido que não, se me tivessem convidado, essencialmente porque normalmente são coisas que não dá muito jeito com crianças (como por exemplo ir jantar a uma tasca com pouco mais que petiscos, bebidas alcoólicas e mesas e bancos altos) e mesmo que seja apropriado é sempre complicado arranjar lugar para todos num carro, vamos ser honestos, ninguém que não tem filhos e se quer divertir vai sequer considerar a hipótese de convidar a passear/sair uma "amiga" com dois filhos pequenos de "atrelado".
E entendo, algumas vezes também me pergunto onde tinha a cabeça quando decidi ter filhos (são poucas vezes), que isto é muito complicado de gerir.
No entanto, amizades verdadeiras, são (como num casamento) para o fácil e para o complicado.
E tenho pensado que a grande maioria das amizades que fazemos em adultos são o que eu chamo "amizades de oportunidade", que basicamente são aqueles amigos que fazemos porque trabalhamos juntos ou moramos ao lado, ou que por qualquer motivo vemos muitas vezes e acabamos por conversar, combinar saídas e até convidar a festas de família e aniversários, mas quando deixa de existir o motivo que nos leva a ver com frequência, a amizade se vai desvanecendo. Não acho que seja um problema de agora, apesar que a Internet e as redes sociais criam a ilusão que a amizade continua. Talvez antes fazíamos um maior esforço para manter o contacto com algumas pessoas, mas é algo que sempre aconteceu.
Realmente não é a primeira vez que me acontece, mas não deixa de me entristecer ver que é tão difícil ter amizades verdadeiras, e apesar que sei que posso ligar e combinar algo e vai ser giro, não é uma amizade do "dia-a-dia", daquelas que mesmo não vendo a pessoa diariamente vamos falando, partilhando pequenas coisas que acontecem ou piadas que só essa pessoa vai entender. Uma amizade é para as coisas grandes e importantes, mas uma verdadeira faz-se das coisas pequenas.
Não me posso queixar, tenho grandes amigos e se precisar sei que não me falta ajuda e companhia, mas fez-me falta um amig@ para as coisas pequenas.

(Aviso já que não me encontro disponível para receber chamadas e mensagens de pena a perguntar se estou bem. Estou muito bem. E só para que fique claro, não me estou a queixar, a reclamar ou a exigir nada a ninguém, estou apenas (tristemente) a constatar um facto na minha vida, que até pode não ser comum á vida dos outros).

Sem comentários:

Enviar um comentário